Aumentar fonte  Diminuir fonte  Indicar esta página  Imprimir esta página
22 de junho/2010- Florianópolis-SC: Sistema de Custos - Como torná-lo eficaz dentro de sua empresa

 

Sistema de Custos - Como torná-lo eficaz dentro de sua empresa

 

OBJETIVO:
• Discutir os principais conceitos relacionados a custos e os métodos de custeamento dos produtos e serviços. • Entender a validade das premissas do Custeio ABC, suas vantagens e desvantagens em relação aos demais métodos de custeio. • Rever suas próprias práticas de custos. • Compreender os elementos informacionais básicos para estruturação do sistema de custo para fins contábeis. • Implementar as integrações necessárias do sistema de custo adotado com os demais subsistemas gerenciais da empresa. • Identificar os elementos fundamentais para estruturação de uma política permanente de redução de custos.

 Público Alvo
Controllers, Gerentes de Custos, Gerentes de Orçamento, Contadores e Diretores Financeiros e Administrativos de empresas.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
 

Parte 1 – CONCEITOS E ESTRUTURA DO SISTEMA DE CUSTOS

• Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
• Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
• Custos para fins contábeis e fins gerenciais
• Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação
• Exemplo

Parte 2 – MÉTODOS DE CUSTEIO
• Custeio por Absorção e Custeio Direto
• Custeio Variável e Custeio ABC
• Custeio Integral e RKW
• O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
• Exemplos numéricos

Parte 3 – CUSTOS PARA FINS CONTÁBEIS
• Fundamentos legais: custo integrado e coordenado
• O sistema de custos e o ERP
• Contabilização
• Exemplos

Parte 4 – SISTEMA DE INFORMAÇÃO
• Acumulação por Processo
• Acumulação por Ordem
• Acumulação por Objetos ou Entidades de Custo
• Exemplos numéricos

Parte 5 – CUSTO PADRÃO
• O que é e para que serve: validade atual
• Custo padrão e novas tecnologias de fabricação
• Análise das variações: a real necessidade
• Exemplos numéricos

Parte 6 – GESTÃO DE PREÇOS DE VENDA
• Formação de preços de venda a partir do custo unitário
• Formação estratégica de preços
• Custo meta: o que é e como calcular
• Compound pricing e target pricing
• Utilização de simulação para formar preços de venda
• Exemplos numéricos


Parte 7 – ANÁLISES DE CUSTOS: PRINCIPAIS MODELOS
• Conceitos necessários
• Comprar versus fabricar; Internação de atividades.
• Análise de Rentabilidade de Produtos
• Inflação da empresa: o que é, para que serve.

Parte 8 – POLÍTICA DE REDUÇÃO DE CUSTOS
• O que é e como conduzir
• Modelos existentes e modelo proposto
• Gestão dos recursos
• Exemplos numéricos

Parte 9 – COMO FAZER CHECK-LIST PARA IDENTIFICAR OS PONTOS FRACOS DO SISTEMA DE CUSTOS DA SUA EMPRESA
• Questionário de perguntas
• Identificação dos pontos fracos
• Elaboração de um plano de trabalho para implantação das melhorias no sistema de custo

Carga Horária:
8 horas

Data:
22/06/2010 

Horário de realização:
08:30 às 17:30h

InterCity Hotel - Florianópolis - SC

Inscrições:
http://www.eptreinamentos.com.br/curso.php?id=Mjkw

 

Site criado com o sistema Easysite Empresarial da eCliente.
ECLIENTE INFORMÁTICA